Marcadores

domingo, 15 de agosto de 2010

Lição de casa e de moral (no mundo imaginário e no real)

(mundo real)

“O ferro está em Minas
O manganês está no Amapá
O estanho está no amazonas
O alumínio e cobre no Pará
O petróleo apesar de pouco tê-lo
Ele está no Rio de Janeiro
O carvão em Santa Catarina
E o Xisto no Paraná inteiro”

Uma das manias que eu tinha (e tenho até hoje) no ensino médio era a de decorar a matéria fazendo música sobre os assuntos que possivelmente iriam cair na prova. Lembro de uma vez que a sala inteira me agradeceu porque eu ensinei uma dessas musiquinhas (a de cima, aula de Geografia, sobre as regiões que concentram minerais no País). “Deu no que deu”, a maioria da turma aprendeu a letra e se deu bem.

Eu tenho facilidade pra decorar letras de músicas, aquelas estilo “Faroeste Caboclo” me agradam bastante. Mas, a minha profissão (estou terminando o curso de Farmácia) exige que eu decore uma gama de nomes de medicamentos ...uma chatice só minha gente. Confesso que tenho MUITAS dificuldades para decorar e me perco várias vezes.

Pensando nisso, lá vai mais uma criação “nonsense” sensacional:


"Transtorno bipolar do humor
Estabilizador
Lítio concentrado empregado no tratado de mania
Carbolitium
Distúrbios neuróticos
Esquisofrenia e um antipsicótico sintético
Pra interferir nos sinas dopamininérgicos
Haloperidol

Os antidepressivos tricíclicos
Combatem o suicídio
Regulando o nível serotoniníco
É ganho de ânimo
Xô síndrome do pânico

Delírios, paranóias, alucinações
Pensamento conturbado, comportamento anormal
Isolamento social, sem resposta emocional

Déficit de atenção ansiedade e depressão
Na luta contra o ópio, contra o ódio irracional
O psicotrópico certo
Sempre em ação
Agindo no equilíbrio comportamental"


(mundo imaginário)

_ E aí?
_ ...

(3 minutos depois)

_ E aí?
_ Tá de brincadeira comigo, não tá?
_ Não, tô dizendo, pode gravar... vai ser um sucesso!
_ No lindo mundo da Farmácia né? Hahahah
_ Nossa, pensei...
_ Você não pensou nada, volte aqui com algo decente, estilo Cazuza e sem chiados. Onde já se viu medicamentos e sua forma de ação como tema de uma música. Hahaha
_Mas você já precisou de algum remédio, ou um dia vai precisar.
_ Remédios pra retardados?! Olha , eu não sei por que eu continuo conversando contigo menino, fique sabendo que se tem algum retardado aqui, esse é você. E não volte aqui nunca mais.

...

O dono da gravadora teve um dia péssimo, pois além de ouvir aquela música “nonsense” teve de fechar o repertório da banda regional “Ka,ypsilon”. Tomou aquele que considerava ser o santo remédio, o “rivotril” (Rivo, para os íntimos) e dormiu em paz.

Ele mal sabia da dependência psíquica que aquele remedinho estava causando no seu organismo...

12 comentários:

Chiara disse...

Olá querido !!!
Adorei o post.

Deus te abençoou com este dom maravihoso de fazer letras de música.
Aproveite cada momento... pois você é especial e único...

bjssssss

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

coitado do dono da gravadora ... mas tb quem manda não entender do ramo né?

bjux

;-)

Anônimo disse...

Athila, o nome do teu blog não podia ser outro, cara! Que cabeça a tua!! Bem Arnaldo Antunes vc. Aliás, me lembrei desta:

"(...)
Peste bubônica
Câncer, pneumonia
Raiva, rubéola
Tuberculose e anemia
Rancor, cisticircose
Caxumba, difteria
Encefalite, faringite
Gripe e leucemia...
E o pulso ainda pulsa
E o pulso ainda pulsa
Hepatite, escarlatina
Estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo
Esquizofrenia
Úlcera, trombose
Coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes
Asma, cleptomania...
E o corpo ainda é pouco
E o corpo ainda é pouco
Assim...
Reumatismo, raquitismo
Cistite, disritmia
Hérnia, pediculose
Tétano, hipocrisia
Brucelose, febre tifóide
Arteriosclerose, miopia
Catapora, culpa, cárie
Câimba, lepra, afasia...
O pulso ainda pulsa
E o corpo ainda é pouco
Ainda pulsa
Ainda é pouco"

Sou teu seguidor agora e obrigado pela visita ao InterTextual.

Antes de encerrar uma pergunta: como é que vc faz para inserir a barra de música nas tuas postagens?

Depois, se puder, me diz.

Meu e-mail: www.marcioalmeidanicolau1980@hotmail.com

Abração.

Luciano Azevedo disse...

Athila,
estou por aqui para explorar seu espaço de dizeres e sentidos. Tenho dado sorte em encontrar e ser encontrado por fluminenses e cariocas esses dias. Talvez o fato de ir ao Rio em janeiro/2011 tenha tido algum efeito. hehe Abraço e ótima semana.

Wanderley Elian Lima disse...

Menino, você é doido de pedra, mas mesmo assim amei. Acho que vou decorar a música.
Beijão

Dani Brito disse...

Nossa, excelente técnica! Que criatividade
Na sexta série a professora ensinou uma musiquinha a respeito das preposições..rs..a gente não esquece porque fica na cabeça!
Agora musiquinha com remédios, aí complica né?! rs.

Beijos, to seguindo
;*

Michele Pupo disse...

Menino! Estou pasma! Preciso de você! Preciso de você! risos Sou professora de português e simplesmente acho o máximo esta técnica de usar a música para fixar a aprendizagem. Só tem um problema: não tenho voz e nem criatividade suficiente para isso.
Juro que senti uma inveja (do bem, claro) de suas canções.
Ensina-me a fazer? ;D

Paulo Veras disse...

Muito bom Athila. Criatividade acima de tudo. Parabens. E olha, essa de geografia eu guardei pra mim. Abraços

Déia disse...

kkkkkkkkkkkkk

Sempre estudei dessa forma tb, fazia músicas e decorava rs

bj

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

o que fazer diante tudo isso? não ser tri-polar já está de bom começo

Rapha disse...

Sério, eu achei essa música muito maneira. Eu queria poder ter essa criatividade para criar músicas e gravar as matérias do concurso...

Abraços!!

Anônimo disse...

Pow, tem muito petróleo no Espírito Santo também! rs